sejamos não tão vitoriosos.... ou tão vitoriosos?
que possamos fazer chorar alguns, que alguns outros possam rir
que possamos emocionar.. além de fazer refletir e pensar.... e criticar
Frustração o que é isso? è coisa de paciente...
ou é coisa de psicologos?
Frustrados sempre iremos ser
duvídas sempre teremos
Seremos bons psicologos ou não?
o tempo dirá? Amanhã quem sabe.... ou daqui a 2 anos e meio?
OU daqui a 10 anos, ou nunca? O tempo dirá?
Medos, insegurança, raiva dos professores, raiva da psicologia, raiva da teoria
ódio de tudo...
e além disso .. as perguntas, as nossas angustias não terão respostas
as perguntas mudaram.. e ainda ficaremos sem respostas...
não temos bola de cristal... e nem pretendemos ter?(risos)
a teoria pode até ser levadaa a pratica
mas vai ser na pratica.. que vamos ver as respostas....???
Ou na teoria veremos as respostas?
.... nosso pacientee ainda nos ensinara muitas coisas
vamos aprender com eles.....
afinal temos que ser humanos, ter empatia... ter simpatia
ter conhecimentoo... e além de tudo termos sentimentos
estamos "tratando" seres humanos e não objetos
E estes mudam.. e nos mudamos também
em relação a pratica, as respostas vão vir?
mas vão vir a passos lentos
o insight vai demorar pra acontecer... ou as vezes então nem vai aparecer...
ou vai aparecer e nem vamos notar....
psicologia em cada contexto, para cada paciente.. para cada situação...
cada olhar.... pensar na psicologia como um todo..
e não encaixar teorias nos seres humanos
afinal... temos que conhecer o nosso paciente.. antes de
e ainda antes que tudo acabe... temos que ser gente?
somos também seres humanos
somos de carne e osso..
e as respostas?
onde estão?
Não importa onde estão... as perguntass continuaram a existir...
e a resposta... sem resposta?
(Janete Maria Gaio)